Estratégia I Pensar no futuro e agir agora

Como será a empresa do futuro? Foi a pergunta que a IBM fez a executivos dos mais diversos setores, espalhados pelo mundo. O resultado, naturalmente, pode soar pretensioso às empresas que sentem certo receio quando ouvem falar em tendências, mas não às empresas que estão na ponta do processo de integração dos mercados.

O resultado da pesquisa tem sido a base para a estratégia da própria IBM. Os executivos foram escolhidos porque estão em permanente contato com seus clientes e percebem de antemão as demandas predominantes dos consumidores, além de atuar na captura de oportunidades de crescimento dos negócios.

Uma das descobertas da investigação merece destaque: Os avanços tecnológicos, ainda que intensos, não são capazes de dar conta das lacunas que aparecem exatamente devido ao excesso de informações que bombardeiam diariamente as empresas.

A pesquisa identificou que os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, as empresas precisam gastar cada vez mais para preservá-los. Isso é decorrência da democratização da informação e da conscientização de seus direitos, o que tem forçado mudanças no modelo corporativo e investimento em inovações e na estrutura, para otimizar a colaboração com os clientes, para não perdê-los.

O diálogo mais intenso entre as partes fortalece o relacionamento e captação precisa das expectativas. Mas para isso, as empresas sentem a necessidade de ser mais agressivas nas mudanças para fortalece essas parcerias.

Da pesquisa resultou ainda que as empresas do futuro estão ávidas por mudanças, querem ser mais inovadoras que a imaginação dos clientes, buscam a integração global, são desbravadoras por natureza e genuínas. Por isso elas são capazes de mudar rapidamente e com sucesso.

“Em vez de meramente reagir às tendências, ela as molda e lidera. As guinadas setoriais e de mercado são uma chance para adiantar-se à concorrência”. No quesito inovação, tentam se antecipar aos clientes e surpreendê-los.

Um detalhe que deve iluminar as pequenas e médias: As empresas do futuro procuram desafiar radicalmente seu próprio modelo de negócios para desestabilizar a concorrência. “Muda sua proposta de valor, subverte as abordagens tradicionais de comercialização e, assim que surgem oportunidades, reinventa a si mesma e à sua indústria como um todo”.

Nesse aspecto, as empresa brasileiras estão na vantagem, pela disposição de se ajustar aos novos tempos. A criatividade é uma característica forte do empreendedor nacional, elogiado, inclusive, por analistas estrangeiro. É preciso agora pensar no futuro e agir.

Nossa Localização

Av. Imperatriz Dona Tereza Cristina, 245
Jardim Guarani, Campinas - SP
(19) 3237.5724

Agendas Tributárias

  • 22/Janeiro/2020
  • DCTF Mensal | Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.
veja mais

Cotações e Índices

Moedas - 20/01/2020 17:10:32
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 4,181
  • 4,182
  • Paralelo
  • 4,140
  • 4,380
  • Turismo
  • 4,010
  • 4,350
  • Euro
  • 4,632
  • 4,634
  • Iene
  • 0,038
  • 0,038
  • Franco
  • 4,316
  • 4,317
  • Libra
  • 5,435
  • 5,436
  • Ouro
  • 209,250
  •  
Mensal - 03/12/2019
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • -0,05
  • 0,04
  • Ipc/Fipe
  • -
  • 0,16
  • Ipc/Fgv
  • -
  • -0,09
  • Igp-m/Fgv
  • -0,01
  • 0,68
  • Igp-di/Fgv
  • 0,50
  • 0,55
  • Selic
  • 0,46
  • 0,48
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,59
  • 0,59
  • TR
  • -
  • -
Nosso Endereço
Av. Imperatriz Dona Tereza Cristina, 245
Jardim Guarani, Campinas - SP

(19) 3237.5724